Sob a coordenação da Professora de Língua Portuguesa Vera Lúcia Ravagnani, os alunos do Ensino Fuundamental 2 apadrinharam na leitura alunos das turmas do integral.
Por: SESI Botucatu
29/11/201909:52- atualizado às 14:26 em 21/12/2019
Durante os meses de setembro à dezembro, os alunos dos 8ºs anos A e B, estiveram envolvidos no Projeto Padrinhos literários, idealizado pela aluna Brenda Padovan Sanches do 8º ano B que é leitora voraz. A professora Vera apoiou e incentivou a aluna a envolver toda a classe e assim juntas concretizaram o Projeto que veio para validar o poder transformador da leitura e da importância de sonhar, além, é claro, de auxiliar os alunos a se tornaram leitores fluentes, críticos e interessados em ouvirem e contarem histórias.
O apadrinhamento foi realizado com as turmas do integral (1ºs e 2ºs anos), onde as professoras responsáveis pela sala prontamente abraçaram a ideia, e passaram assim a seguirem um cronograma estipulado previamente pela coordenação.
Os momentos de contação de histórias ocorreram nos mais diversos espaços da escola e foi notório o vínculo afetivo que envolveram as turmas participantes do Projeto.
A escolha dos livros eram feitas semanalmente na biblioteca, com o auxílio da professora e da bibliotecária, que indicavam os livros adequados à faixas etárias dos afilhados literários.
Alguns dos objetivos propostos nesta atividade foram valorizar o protagonismo juvenil, desenvolver habilidades socioemocionais, ampliar o repertório cultural e o vocabulário, bem como tornar os alunos leitores modelos e incentivar a leitura literária (leitura deleite).