A engenhoca “Whisper phone” traduzida para o português como sussurrofone vem se mostrando um ótimo recurso para os alunos no momento da leitura.
Por: SESI Botucatu
09/05/201914:24- atualizado às 16:51 em 08/08/2019
No intuito de desenvolver estratégias que auxiliassem as atividades de leitura realizadas pelos alunos da Escola SESI Botucatu foi que a bibliotecária Daniela Ferraz tomou conhecimento sobre o recurso “Whisper phone” – aparelho parecido com um telefone muito utilizado nas escolas americanas - e com o auxílio da equipe de manutenção e equipe escolar introduziu na unidade esta engenhoca que vem sendo incorporada às práticas de leitura e escrita das turmas.
Este instrumento feito com tubos de PVC permite a captação individual da voz, a amplificação do volume da fala em até 10 vezes e o retorno desse som somente para quem o está utilizando, aumentando assim a sua percepção fonológica e fazendo com que o aluno se concentre mais no momento da leitura, visto que o som amplificado impede que ruídos externos interfiram nesta prática.
Além disso, o uso do aparelho auxilia nas articulações das palavras, pois permite com que elas sejam ouvidas com precisão e auxilia também na timidez que alguns alunos apresentam ao realizarem uma leitura em voz alta.
A bibliotecária afirma que as turmas das quais o recurso foi apresentado receberam-no com muito entusiamo e que o momento da leitura se tornou mais eficaz de uma forma mais lúdica. Alguns depoimentos foram colhidos dos alunos, como é o caso deste dado pela aluna Bianca Avelino Carrega do 3º ano A que disse:
“Eu gostei do sussurrofone porque a gente consegue perceber o que a gente fala porque se estivesse sem ele não perceberíamos onde a gente está errando ao pronunciar as palavras”.
Se você gostou deste aparelho simples mas de uma funcionalidade significativa, confira como fazer:
O que vai precisar:
Como fazer:
Mãos à obra, ou melhor à leitura!