No SENAI-SP, às 14 horas, serão inauguradas novas instalações, que receberam investimento de R$ 24,8 milhões. No SESI-SP haverá designação de patrono do Dojô de Judô e assinaturas do convênio Atleta do Futuro, às 16h30.
Por: Agência Indusnet Fiesp
22/05/201814:31- atualizado às 16:26 em 22/05/2018
Na próxima quinta-feira (24/5), o presidente da FIESP, do SESI-SP e do SENAI-SP, Paulo Skaf, participa de eventos das entidades da indústria paulista em Botucatu.
Às 14 horas, na Escola SENAI Luiz Massa (Av. Dr. Jaime de Almeida Pinto,1332), haverá a inauguração das novas instalações. A escola toda foi remodelada e passou por reforma e ampliação dos ambientes, além de receber investimentos para atualização tecnológica de máquinas e equipamentos.
A unidade estará aberta para visitação pública nos ambientes da metalmecânica, eletroeletrônica, automobilística, soldagem, informática e de outras áreas tecnológicas, com seus 11 laboratórios e 6 oficinas totalmente remodelados. Quem for à unidade também poderá conhecer a Escola Móvel de Estruturas Aeronáuticas ou participar de uma palestra sobre a Indústria 4.0.
A Manufatura Avançada, ou Indústria 4.0, se caracteriza pela integração e controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, e pela customização do produto final, o que vem mudando o perfil profissional e as exigências do mercado de trabalho.
O SENAI de Botucatu oferece cursos de formação profissionalizante em três modalidades: Aprendizagem Industrial, Formação Inicial e Continuada e Técnicos, com destaque para os de Fabricação Mecânica e Eletroeletrônica (Técnico), Construtor de Carroceria de Ônibus e Mecânico de Manutenção (Aprendizagem Industrial). No ano passado, a escola realizou 3.752 matrículas nas três modalidades de formação existentes.
Às 16h30, no Centro de Atividades SESI Salvador Firace (Rua Celso Cariola, 60), haverá a designação de patrono do Dojô de Judô, que receberá o nome de Mateus Sugizaki, mestre do esporte no Brasil e docente da Unesp, e assinatura do convênio Atleta do Futuro com os municípios de Botucatu e São Manoel.
Matheus Sugizaki nasceu em Arandu-SP, em 1946, mas a família se mudou para Botucatu em 1965. Como judoca, colecionou importantes títulos, tais como o de Campeão Mundial Universitário (Lisboa, 1968), Campeão Pan-Americano (Porto Rico, 1968), Campeão Sul-Americano (1970) e Campeão Brasileiro (de 1966 a 1970), entre outros.
Sugizaki foi técnico da Confederação Brasileira de Judô de 1980 a 1985 e da Federação Paulista de Judô de 1973 a 1980, além de ter ministrado cursos para professores da modalidade em países como Chile, Argentina, Panamá e Republica Dominicana. Mas o esportista também era mestre fora dos tatames. Na verdade, mais que um mestre. Formado Ciências Biomédicas, Sugizaki obteve o título de Doutor em Ciências e de Livre-Docente em Biofísica pela UNESP. Foi integrante da equipe de pesquisadores do PROANTAR, Projeto Antártico Brasileiro, tendo participado de seis expedições ao Continente Antártico, entre 1991 e 2000.
Durante a solenidade haverá assinatura de convênios do programa Atleta do Futuro com os municípios de Botucatu (880 vagas para a prática de basquete, vôlei, futebol, judô e natação), São Manoel (450 vagas para futsal, futebol, basquete, atletismo, xadrez e vôlei) e com o Instituto Suman, de Botucatu (100 vagas para futebol).
Em todo o estado de São Paulo são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o Atleta do Futuro tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes.