Projeto interdisciplinar de produção de polímeros sustentáveis: Estudo sobre processos de extração de amido da Ora-pro-nóbis

Mais um Projeto interdisciplinar do Ensino médio é destaque no SESI Botucatu

 Por: SESI Botucatu
05/09/201912:28- atualizado às 11:02 em 28/10/2019

 

Os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio do SESI Botucatu estão desenvolvendo um projeto de análise físico-química da planta Ora-Pro-Nóbis, uma folhagem extremamente resistente a seca e que tem diversas propriedades químicas importantes, sendo utilizada como fonte de complementação alimentar e em medicamentos. No projeto atual os alunos estão verificando a possibilidade de extração de amido da planta a fim de permitir a produção de polímeros sustentáveis, podendo se tornar um substituto à utilização de plásticos pela indústria.

O projeto acontece em parceria, nas aulas de Física, Química e Matemática, sob a orientação dos Professores Wagner Garcia Pereira e Paulo Alexandre Pimentel, quando os alunos podem aplicar os conhecimentos de processos de separação química, análise de percentual de nutrientes na planta e desenvolver metodologias de produção de polímeros em laboratório, com testes de resistência e maleabilidade, entre outras análises de resistência do material.

O experimento permitirá aos alunos refletirem sobre a possibilidade de desenvolvimento de projetos sustentáveis na produção de novos materiais.

O desenvolvimento do projeto estimula os alunos na objetividade de seus estudos, propiciando aproximação maior do estudo teórico com a experimentação, auxiliando desta forma no desenvolvimento de novas habilidades e do pensamento crítico científico.

Leia também