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SESI Botucatu realiza Semana de Iniciação Científica

Alunos dos terceiros anos do ensino médio apresentaram trabalhos na Semana de Iniciação Científica

 Por: SESI Botucatu
10/12/201908:00- atualizado às 14:21 em 21/12/2019

Os alunos dos terceiros anos do ensino médio do SESI Botucatu participaram, nos meses de setembro a novembro, de diversas atividades relacionadas à pesquisa científica, que culminaram com a realização, em novembro, da Semana de Iniciação Científica. O evento contou com as apresentações das pesquisas feitas na modalidade de poster e seminário, além da entrega do trabalho escrito de acordo com as normas da ABNT. Os professores da escola das diferentes áreas de conhecimento foram convidados para integrarem as bancas de avaliação.

Foram levantadas diversas possibilidades de pesquisa através de brainstorming, que contou com a orientação da professora Gabriela Pagani, que direcionou esta escolha de temas com o intuito de que fossem relevantes, principalmente, para os próprios estudantes. Já com a definição do problema a ser pesquisado por aluno ou equipe, a sala foi organizada em núcleos de estudos, que, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), são organizações estratégicas para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e promoção de fóruns de debates sobre um determinado tema de interesse, disseminando conhecimentos por meio de eventos, seminários, palestras, encontros, colóquios, publicações, campanhas, etc.

Nesses grupos, inicialmente, os alunos escreveram o projeto de pesquisa considerando o levantamento de trabalhos acadêmicos e notícias sobre o assunto escolhido, utilizando, por exemplo, a ferramenta da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, na qual estão disponíveis os mestrados e doutorados produzidos no Brasil, principalmente a partir de 2005.

Na sequência, a professora explicou quais são as principais metodologias de pesquisa e auxiliou os alunos sobre a mais adequada para o tema escolhido:

  • Bibliográfica/Documental: levantamento da literatura sobre o assunto utilizando materiais já publicados, como livros, artigos, periódicos etc;
  • Analítica: estudo das informações da forma mais aprofundada possível visando a contextualização e a explicação de um fenômeno dentro de uma linha lógica;
  • Experimental: também chamada de laboratorial, é aquela em que se criam condições e estruturas controladas para a aplicação do experimento visando a criação e repetição da pesquisa em determinadas condições prévias;
  • Estudo de caso: pesquisas que partem da investigação de um caso de curta ou longa duração, ou de eventos repetitivos que apresentam certa constância. Visa entender o porquê do fato, sua ocorrência e sua previsibilidade. Partem de um caso ou um ponto que já existe e tenta entender suas causas e seus desdobramentos;
  • Pesquisa de Campo: investigação por meio de observação e análise in loco do tema escolhido.

Durante a investigação, tudo foi registrado no diário de bordo. O diário de bordo é parte fundamental de uma pesquisa, pois é onde está registrado todo o processo de investigação, as dúvidas, os dados levantados, as descobertas, os problemas encontrados, os resultados parciais e finais, dentre outros dados que forem importantes para cada etapa.

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