O que está buscando?

12 de Março – Dia dos Bibliotecários

Data instituída para homenagear este profissional que realiza a mediação da informação e tem um papel tão importante no incentivo à leitura.

 Por: SESI Botucatu
12/03/201911:09- atualizado às 08:30 em 02/04/2019

Em comemoração à esta data, abrimos as portas da Biblioteca do SESI de Botucatu para divulgar um pouco mais das ações realizadas neste ambiente que atua como facilitador da aprendizagem dos alunos. Com ações que vão de atividades de contação de histórias à participação de Concursos como a SELIBI – Semana do Livros e da Biblioteca e do FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, entre outras atividades culturais, este espaço tem por objetivo proporcionar momentos que promovam o aprendizado eficaz dos alunos por meio da leitura, pesquisa e disponibilidade de recursos multimidiáticos no seu acervo.

O acervo da Biblioteca de Botucatu possui aproximadamente 9 mil exemplares que perpassam por livros paradidáticos e nas mais diversas áreas do conhecimento e conta também com uma DVDTECA de aproximadamente 1.200 dvd’s, além de assinaturas de periódicos de atualidades e conhecimentos específicos como as Revistas de Educação, Saúde e de Informática Educacional.

De acordo com o a Bibliotecária Daniela Ferraz, “o acervo da biblioteca está adequado às diversas faixas etárias e à necessidade informacional do público local ao qual se destina”. Ela ainda explica que “semanalmente são realizados atendimentos aos professores e aos alunos com atividades de hora do conto, pesquisa, leitura, mediação da informação e também de empréstimos de livros para a leitura domiciliar, além da biblioteca estar presente de forma proativa em toda rotina escolar”.

Em meio à facilidade da informação disponibilizada em ambientes digitais e até mesmo da  leitura digital através dos e-books, a Biblioteca escolar do SESI Botucatu busca uma constante renovação na sua forma de atuação e nas suas práticas, com atitudes criativas e inovadoras no processo de ensino, aprendizagem e pesquisa garantindo aos alunos descobertas e incentivando-os à serem protagonistas nesta busca do conhecimento. A Bibliotecária ainda salienta que neste papel de mediadores da informação, “os bibliotecários têm a importante missão que é a de formar cidadãos conscientes e capazes de desenvolver um pensamento crítico e criativo para o convívio na sociedade”.  

A Equipe SESI Botucatu parabeniza todos os Bibliotecários da Rede SESI-SP pelo trabalho desenvolvido. 

Leia também