O que está buscando?

Projeto Empatia – Amigos do coração

Projeto Empatia realizado no SESI de Botucatu vem enriquecendo a rotina dos alunos da escola

 Por: SESI Botucatu
07/03/201914:03- atualizado às 09:34 em 03/05/2019

Empatia: capacidade de sentir pelo outro; compreender sentimentos e emoções vivenciados pelo outro.

Esse e tantos outros significados podem ser empregados à essa palavra, que envolve três componentes essenciais: o afetivo, o cognitivo e os reguladores de emoções. Foi partindo desse pressuposto que surgiu a ideia do Projeto Empatia, que está sendo realizado pela auxiliar de inclusão do SESI Botucatu, Patrícia Pascucci.

O projeto consiste em envolver alunos voluntários, denominados de Amigos do coração, na rotina dos alunos de inclusão da escola. São escolhidos semanalmente alguns temas para serem abordados e trabalhados entre os grupos e como fechamento é realizada uma roda de conversa, onde cada um dos voluntários participantes podem expor suas observações, suas expectativas, suas vivências, seus aprendizados e contribuírem assim para o enriquecimento do Projeto.

Já foram trabalhados temas como deficiência intelectual, bullying e a aceitação do próprio corpo. Outros temas pertinentes à proposta serão abordados durante todo o semestre, visto que o projeto pretende estender-se até o meio do ano letivo e alcançar o seu objetivo maior que é o envolvimento de todos os alunos como voluntários e “amigos do coração” dentro da escola.

 

 

Leia também