O que está buscando?

Cinema e celebração fazem a vez na agenda cultural gratuita do Sesi Botucatu

Com mostra de cinema brasileiro e atrações musicais na final dos Jogos do Sesi, unidade abre as portas para o clima de conquista

31/07/202514:18- atualizado às 14:20 em 31/07/2025

No oitavo mês do ano, o Sesi Botucatu recebe duas linguagens artísticas: cinema e música. Com filmes todas as quartas-feiras do mês e uma sexta musical especial para acompanhar a final dos Jogos do Sesi, a unidade ganha tons festivos. Todos os eventos são gratuitos para todos os públicos.

Dessa vez, as exibições cinematográficas contam com filmes nacionais, com o objetivo de incentivar o consumo de filmes brasileiros. No Sesi Botucatu, a mostra acontece às quartas, dias 06, 13, 20 e 27, às 9h.

Fazem parte da curadoria de agosto os filmes “Capitu e o Capítulo”, de Júlio Bressane; “Diário de Viagem”, de Paula Kim; “Trago Comigo”, de Tata Amaral; e “Um broto legal”, de Luiz Alberto Pereira.

No dia 22 de agosto, a tradicional sexta-feira musical ganha caráter celebrativo com a final dos Jogos do Sesi. A partir das 18h30, um DJ traz uma setlist de música internacional das décadas de 70 e 80 para começar a festa.

Às 19h30, chega a hora de reconhecer os destaques dessa edição dos Jogos do Sesi com a premiação. O momento relembra a força da indústria e a importância da prática esportiva.

A festa termina com uma apresentação tributo aos Beatles e a The Rolling Stones, com o Vintage Sound Trio. O grupo promete um show nostálgico e cheio de clássicos do Rock and Roll.

Ingressos

Os ingressos gratuitos estão disponíveis no portal Meu Sesi. Cada pessoa pode reservar até dois ingressos e crianças acima de 03 anos também precisam de reserva. Os participantes estão convidados a comparecer com roupas temáticas. Mais informações serão veiculadas nas redes sociais do Sesi Botucatu (@sesisp.botucatu).  
 
Links de reserva:

Cine Sesi-SP - Capitu e o Capítulo: https://www.sesisp.org.br/evento/ff3b8704-04ab-4649-be77-9abcfd252c5f/mostra-cine-sesi-sp-brasilidades-filme-capitu-e-o-capitulo

Cine Sesi-SP - Diário de Viagem: https://www.sesisp.org.br/evento/24b61a25-56ca-4969-ba98-66c02dc231e6/mostra-cine-sesi-sp-brasilidades-filme-diario-de-viagem

Cine Sesi-SP - Trago Comigo: https://www.sesisp.org.br/evento/0a670835-7b51-4ad5-be97-f56acb801be3/mostra-cine-sesi-sp-brasilidades-filme-trago-comigo

Cine Sesi-SP - Um broto Legal: https://www.sesisp.org.br/evento/8edeb3c5-93d4-44c1-be7e-55aaaaa551be/mostra-cine-sesi-sp-brasilidades-filme-um-broto-legal

Tributo aos Beatles e The Rolling Stones: https://www.sesisp.org.br/evento/4e354333-a3fd-48b7-a5b8-365c653ba17f/noite-de-celebracao-tributo-aos-beatles-e-rolling-stones

 

Sinopse dos filmes:

Capitu e o capítulo

Brasil, 2021, exibição digital, colorido

14 – Não recomendado para menores de 14 anos 

 

Olhares, atitudes, vicissitudes, passionalidade, novas e antigas percepções.

Trama que permeia a inquietude trazida pelo sentimento mais primitivo que o ser

humano pode experimentar, criando e sorvendo o fantasma criado pelo ciúme,

desdobrando-se em intrigas capitulares criadas por Bentinho em devaneios que o tomam sobremaneira pelo amor doentio por sua Capitu. 

 

Drama, 75min

Direção: Julio Bressane

Elenco: Mariana Ximenes, Enrique Diaz, Vladimir Brichta

Descritores de conteúdo: conteúdo Sexual, drogas lícitas, linguagem imprópria

 

 

 

 

 

Diário de Viagem

Brasil, 2021, exibição digital, colorido

14 – Não recomendado para menores de 14 anos 

 

1995, São Paulo. Logo após a implantação do Plano Real, Liz, 13, é mandada para um intercâmbio na Irlanda. Seus pais, de classe média emergente, estão otimistas, mas na percepção da adolescente a viagem é um total fracasso. Liz retorna ao Brasil com um transtorno alimentar que limita sua vida em todos os âmbitos, e encara os desafios do crescimento e da descoberta. 

 

Drama, 99min

Direção: Paula Kim

Elenco: Manoela Aliperti, Eucir de Souza, Virginia Cavendish

Descritores de conteúdo: drogas lícitas, linguagem imprópria, violência

 

Trago comigo

Brasil, 2016, exibição digital, colorido

12 – Não recomendado para menores de 12 anos 

 

Telmo (Carlos Alberto Riccelli), um ex-membro da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), preso e posteriormente exilado político, é um diretor de teatro na cidade de São Paulo. Quando é convidado para dar uma entrevista, se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, Telmo vai estabelecer um diálogo com as novas gerações, mergulhar na sua própria história e na história de seu país, envolvendo sua militância e encarceramento, revelando para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer.

 

Drama, 88min

Direção: Tata Amaral

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Georgina Castro, Julio Machado, Emilio Di Biasi

Descritores de conteúdo: drogas lícitas, linguagem imprópria, violência

 

Prêmios: “Melhor Filme” pelo Júri Popular no 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e “Melhor Filme” no Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos de Sucre, na Bolívia

 

Um broto legal

Brasil, 2022, exibição digital, colorido

10 – Não recomendado para menores de 10 anos 

 

No final dos anos 1950, Célia Campello é uma jovem de 16 anos em Taubaté, interior de São Paulo. Uma espécie de celebridade local, ela canta na rádio da cidade, onde tem um público cativo. Seu irmão, aspirante a cantor, acaba se mudando para São Paulo, onde é descoberto por um caça-talentos. Depois, será a vez dela. E esse é só o começo da carreira daquela que ficou conhecida como Celly Campello, precursora do rock no Brasil e responsável por hits como “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”.

 

Drama, biografia, musical, 94min

Direção: Luiz Alberto Pereira

Elenco: Marianna Alexandre, Murilo Armacollo, Danillo Franccesco, Paulo Goulart Filho

Descritores de conteúdo: drogas lícitas

 

Leia também