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Produtos finais da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)

Confira os produtos finais da ABP apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental I

15/07/202012:08- atualizado às 12:35 em 15/07/2020

Com a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL, ou ABP, em português) como metodologia norteadora, a disciplina de Práticas Sociais e Culturais implementada neste ano na grade curricular dos alunos do Ensino Fundamental I vêm transformando a visão dos alunos sobre o trabalho com os Projetos.

A pesquisa e a busca por soluções para problemas reais, por meio do trabalho colaborativo, são os pilares da aprendizagem. A disciplina apresenta característica multietária, com alunos do 4º e 5º anos trabalhando juntos, em turmas únicas, o que proporciona diversidade e dinamicidade às aulas.

A ABP permite que os alunos confrontem as questões próximas a eles, que são significativas. Dessa forma, é possível desenvolver soluções para os problemas apontados de maneira cooperativa. O trabalho em grupo é essencial e ocorre em todas as fases do projeto, desde a escolha coletiva do tema a ser trabalhado até o momento em que as hipóteses e soluções são compartilhadas e colocadas em prática.

A reflexão é o ponto de partida para o projeto. Além disso, ocorre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autogestão, abertura para o novo, empatia, altruísmo e outras capacidades diretamente ligadas à busca por caminhos para o enfrentamento de situações desafiadoras para a escola e a comunidade.

Durante a primeira etapa, as professoras Ana Carolina Justulin, Giovana Facioli e Pamela Rodrigues realizaram diversos debates e momentos de “Escuta Ativa” com os alunos para que a escolha da questão motriz fosse definida de forma conjunta e o problema norteador fosse algo que realmente tenha relevância na vida dos alunos.

Foram levantadas inúmeras questões relacionadas à alimentação na escola e o desperdício de alimentos no refeitório. Assim, foi definido o objetivo geral do projeto: incentivar a reflexão e encaminhar ações para a redução do desperdício de alimento na escola, além da busca pela alimentação saudável e consciente.

Dessa forma, os temas referentes a cada uma das professoras foram expostos e os alunos puderam fazer a escolha da equipe em que gostariam de trabalhar. “Utilização dos alimentos por completo”, “Alimentação saudável com baixo custo” e “Redução do desperdício de alimentos” foram os temas trabalhados com os alunos durante a primeira etapa.

Com o início da quarentena e o trabalho com a plataforma “Conexão Digital”, as atividades continuaram sendo realizadas, porém, o olhar que antes era totalmente voltado para o ambiente escolar foi direcionado para a casa de cada um.

Confira os Produtos Finais e conheça um pouco mais sobre cada um dos projetos acessando os seguintes links:

Vamos utilizar todas as partes dos alimentos?

https://sway.office.com/sqWqYBvNwotR6p8M?ref=Link

 

Alimentação saudável de baixo custo

https://pageflip.online/z13914danielarferrazbibliotecria/index.php

 

Projeto Prato Limpo

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