O que está buscando?

Orientações Gerais para Aulas de Esportes

Confira os principais itens a serem observados por pais e convidados de alunos matriculados em nossas atividades esportivas

11/02/202008:43- atualizado às 13:47 em 19/03/2020

É com muita alegria que recebemos seu (sua) filho (a) para as aulas de esportes. Abaixo, seguem algumas orientações referente às nossas atividades, porém, se alguma dúvida não tiver sido esclarecida, desde já nos colocamos à disposição para esclarecê-las e desejamos-lhes boas-vindas ao SESI Botucatu!

 

FUNCIONAMENTO

As aulas de esportes acontecem de fevereiro a dezembro, sendo o período de férias somente nos meses de dezembro e janeiro;

Para entrada no clube e nas aulas de esportes é obrigatória a apresentação da carteirinha de associado, inclusive aos alunos da escola SESI;

Não será permitida a entrada e saída do clube de menores de 10 anos sem a presença dos pais ou responsável maior de 18 anos;

Informamos que todos os comunicados referentes às atividades, como cancelamento de aula, eventos, reuniões, entre outros, serão entregues em aula pelos professores das modalidades através de bilhetes;

Aconselhamos acompanhar seu filho até o local das atividades em seu primeiro dia de aula para conversarem com os professores e sanarem quaisquer
dúvidas referente à modalidade;

Aos alunos de 06 a 09 anos que estudam no SESI, haverá um responsável do clube que irá buscá-los no horário do término da escola (16h50) para levá-los
às aulas de esporte. O ponto de encontro destes alunos será na praça da escola (ao lado do bloco 3), onde esperarão ao lado da inspetora. Solicitamos aos pais que se enquadram nesta situação que orientem seus filhos e comuniquem o professor da modalidade, as inspetoras e a professora da turma
na escola, informando o dia e horário de aula do aluno;

Ao término de cada aula, pedimos a gentileza dos pais ou responsáveis pelos alunos de buscá-los no local da realização da aula, porém, caso julguem não
ser necessário, solicitamos que orientem seus filhos para que ao final das atividades se encaminhem até a portaria do clube ou o que deve ser feito ao final de cada aula;

A entrada de pais ou responsáveis “não associados” no clube para acompanhar ou buscar seus filhos nos locais de aula somente será permitida mediante a apresentação de um documento original com foto à portaria;

 

PRESENÇA DE PAIS E CONVIDADOS NAS AULAS

Para acompanhar os filhos durante as aulas de esporte, deverão atender o regimento interno abaixo:

  • Usuário “Associado” do clube será permitido acompanhar e permanecer no local de aula, desde que não interfira no desenvolvimento da atividade;
  • Usuário “Não Associado” do clube será permitido acompanhar o aluno até o local de aula, porém não poderá permanecer durante as atividades, retornando até o espaço destinado para espera (portaria do clube), de onde, faltando 5 minutos para o término da aula, poderá se deslocar até o local para buscar o aluno;

Consideramos que, na prática das aulas esportivas, é fundamental que os alunos e os professores fiquem à vontade, num ambiente propício para o aprendizado. Desta forma, salientamos que a presença de pais nas aulas, mesmo com a intenção de incentivar os filhos, em alguns casos acaba por causar desconforto ao aluno, principalmente quando estes sentem a necessidade de agradar aos familiares com um desempenho que corresponda às expectativas.

 

UNIFORMES

Pedimos a colaboração dos pais que seus filhos participem das aulas trajados devidamente, conforme as exigências da modalidade:

Balé: Collant, meia-calça, sapatilhas e saia, sendo na cor rosa ou preta. Faixa de cabelo (opcional);
Futebol: Uniforme de treino, meião e tênis de futebol;
Judô: Quimono específico para judô na cor branco ou azul, faixa de judô e chinelos;
Natação: Touca, óculos de piscina, chinelos, roupão, sunga e maiô (não será permitido uso de biquini ou shorts);
Vôlei: Uniforme de treino e tênis.

 

FREQUÊNCIA NAS AULAS

Em todas as atividades é contabilizada a frequência dos alunos, através das listas de chamada realizada pelo professor da modalidade;

Visto que as turmas de esportes são preenchidas na sua totalidade e, consequentemente, gerando “lista de espera”, informamos que o aluno que totalizar 3 faltas consecutivas e não for apresentado o atestado justificando a sua ausência, perderá a sua vaga na modalidade;

O atestado justificando a ausência do aluno deverá ser entregue diretamente ao professor da modalidade;

Para atestado médico superior a 3 semanas (21 dias), a vaga deste aluno será substituída através da lista de espera, sendo que, após o período de
afastamento, o aluno ficará à frente da lista e retornará as atividades quando surgir uma vaga para a modalidade;

Mesmo nos dias de chuva, as aulas de esporte acontecerão normalmente, sendo as atividades de natação e de futebol realizadas em outro local, caso necessário;

Considerando a dificuldade de alguns pais em trazerem seus filhos para as aulas em dia de chuva, informamos que nestes dias não serão contabilizadas
as faltas.

Nossas piscinas são aquecidas, portanto as aulas de natação no período de inverno ocorrem normalmente. Apenas em dias de frio extremo ou no caso da temperatura da água não estar adequada, as aulas serão realizadas em outro local, sendo a frequência dos alunos nas aulas contabilizada neste período.

 

AVALIAÇÃO DA NATAÇÃO

Visando estabelecer melhores condições para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos nas aulas de natação, a modalidade é dividida por níveis de conhecimento. Desta forma, antes de iniciarem a prática da natação, o responsável pelo aluno matriculado deverá procurar o professor da modalidade para agendar o dia e horário para a sua avaliação. O aluno não poderá começar as aulas de natação sem a realização desta avaliação;

O nível do aluno será informado pelo professor da modalidade no ato da avaliação e o horário da sua aula informado na matrícula poderá ser alterado visando o seu nível de conhecimento.

 

EXAME MÉDICO

Informamos que para as aulas de natação será obrigatória a apresentação do exame médico dermatológico. O atestado deverá ser entregue diretamente na secretaria do clube e terá validade de 6 meses;

Ressaltamos que o exame médico dermatológico poderá ser realizado no médico de sua preferência ou em postos de saúde, porém salientamos que o SESI Botucatu fornece esse serviço aos sábados, às 14h, com o valor de R$ 25,00.

Leia também